Habite-se, o que é e qual a sua importância?

Habite-se

O “Habite-se” é um documento que comprova que a edificação está de acordo com as normas da sua prefeitura. É muito comum que, principalmente residências, não possuam tal documento, e seus proprietários talvez nem sequer saibam da importância dele.

Por que é necessário o Habite-se?

Para a segurança dos moradores, é muito importante a presença do “habite-se,” uma vez que é o “ok” da prefeitura, conferindo que sua moradia, ou comércio, estão de acordo com as normas de segurança e usabilidade.

Edificações que não possuem habite-se, sejam elas residenciais ou comerciais, dificilmente recebem financiamento bancário, não são seguradas e não podem ser inclusas e apresentam dificuldades em processos de herança ou doação.

Portanto, se você pretendia fazer aquela reforma, ou pretendia construir naquele terreno da praia, é melhor estar preparado para utilizar sua poupança, ou então abrir mão deste sonho, pois sem este documento, as suas realizações tornam-se mais dificeis.

Se pretende vender o seu imóvel, saiba que imóveis sem “Habite-se” possuem menor valor de mercado,  podendo variar de 10 a 20%, uma vez que o futuro proprietário também não poderá fazer um financiamento para adquirir o imóvel, limitando assim, o número de possíveis compradores, e consequentemente menor concorrência pelo seu imóvel.

Seja por segurança jurídica, ou até mesmo por investimento, vale a pena e é necessário possuir o “habite-se” do imóvel. Para consegui-lo você deve procurar um profissional habilitado, como um arquiteto, para que ele realize uma consulta na sua prefeitura sobre toda a documentação necessária e possa dar inicio ao processo.

Edificações que não possuem habite-se, sejam elas residenciais or comerciais, não podem receber financiamento bancários, não são seguradas e não podem ser inclusas em processos de herança ou doação.

Quem precisa do Habite-se?

Toda edificação necessita de um Habite-se, seja ela residencial, comercial ou industrial.

O que fazer para conseguir o Habite-se?

Buscar um profissional habilitado é necessário, pois além de garantir a qualidade do trabalho, será exigido um documento deste profissional para que o processo dê seguimento.

Após a conquista do documento de “Habite-se”, você poderá fazer a averbação do imóvel junto a um cartório, e assim deixar seu imóvel completamente regularizado, evitando possíveis dores de cabeça no futuro.

Quer dar entrada no Habite-se para sua residência ou comércio?

Entre em contato pelo email contato@filipehomem.com, telefone +55 (48) 8405-5544 ou através do website

Imagem do post por Concrete Forms

Leave a Reply