Edícula – Vargem Pequena

 

Se existe um espaço da casa que merece investimento por parte dos moradores, este espaço é a área de lazer da família.

 

É sempre gratificante receber novamente antigos clientes para projetar, e foi o caso desse trabalho desenvolvido no ano de 2012, (confira aqui). Depois de projetar uma ampliação da atual residência da família, surgiu o desafio de criar uma área de lazer que atendesse às duas residências do terreno, e também criar uma área de multiplo uso, que servisse ao mesmo tempo de lazer, garagem e depósito.

 

O entorno da piscina foi o espaço definido para implantação do projeto. Tão importante quanto saber projetar coisas inteiramente novas, é saber aproveitar o existente. O desafio aqui era utilizar a implantação existente da piscina, e configurar toda a área de lazer da família.

 

Projetamos uma edificação ao fundo, que abriga uma área de churrasqueira, depósito e vestiário, juntamente com cobertura para 04 veículos. Como uma espécie de coringa na arquitetura, e edícula terá uso constante, seja para abrigo dos carros, seja para os momentos de descontração durante o churrasco na piscina.

 

O trabalho na escolha de acabamentos e volumes foi de extrema importância, para que o projeto garanta a estética e funcionalidade dos espaços criados. É bem interessante neste tipo de projeto, trabalhar com pequenos ambientes inseridos dentro do contexto, figurando assim pontos onde você pode compartilhar da paisagem junto ao jardim, curtir um almoço na piscina, ou apenas repousar sob a sombra de um pergolado.

 

Dados da Obra:

  • Área útil 103,40 m²
  • Localização – Vargem Pequena – Florianópolis – SC

Atividades desempenhadas:

  • Projeto Arquitetônico 

Autoria:

  • arq. Filipe Homem